quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Socorro Leite faz Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional é um processo que busca, mediante o uso de testes e análise psicológica, auxiliar o adolescente em sua escolha profissional. Para tomar essa tão importante decisão, é preciso conhecer-se -  valores, habilidades, interesses e características de personalidade. Além de promover maior autoconhecimento, a Orientação Vocacional possibilita ao adolescente lidar com as dúvidas e perdas decorrentes das escolhas que faz ao longo da vida, e dessa forma, promover escolhas mais assertivas.

Definição:
Orientação Vocacional é uma atividade de orientação para adolescentes, com o intuito de vencer as influências familiares e sociais que dificultam o seu processo de escolha profissional.A escolha profissional tem sido um fantasma na vida dos adolescentes. Essa escolha gera uma angústia, porque ao escolher uma profissão estamos automaticamente abrindo mão de outras, o que gera a dúvida se a escolha feita foi a mais acertada. Além dessas dúvidas, o adolescente sofre os efeitos das influências geradas pela tradição, pelas tendências do mercado, pelo apelo financeiro de algumas profissões e também, pelas preferências dos familiares e dos amigos. Embora os pais desejem o sucesso profissional para os filhos, essa preocupação pode se transformar numa pressão sobre o adolescente na hora de escolher.

Objetivos:
A Orientação Vocacional ajuda o adolescente a construir um projeto de vida, através de seu autoconhecimento e do conhecimento das várias profissões. Com isso, ele não só aprenderá a escolher a sua profissão, como também saberá fazer outras escolhas ao longo de sua vida profissional.O trabalho de Orientação Vocacional proposto é de preparar  o jovem para a construção  de uma trajetória atual e que seja dele.

Público Alvo:
Todos os adolescentes com dificuldade de escolha profissional,que desejam mudar de escolha ou que estejam concluindo o 3º grau e queiram antecipar o processo de orientação vocacional;

Metodologia
A orientação vocacional deve começar antes do termino do 2º grau, preferencialmente na 2ª série. O trabalho consiste em dar condições ao adolescente de, através do uso de recursos vivenciais e expressivos (entrevistas, técnicas projetivas,testes de maturidade  psicológica,questionários auto -avaliativos,narração de histórias,...), promover o autoconhecimento, a qualidade de vida ao relacionar significativamente o mundo interno e o externo, propiciando o reconhecimento e desenvolvimento de potenciais. O processo utilizado pela orientação vocacional tem as seguintes fases:
- Reflexão sobre a forma como o adolescente faz suas escolhas e Desenvolvimento do autoconhecimento
- Aplicação de testes e questionários e Conhecimento das diversas profissões existentes no mercado
- Iniciar o processo de escolha

O que a Orientação Vocacional oferece além do processo de escolha profissional ?
Trata-se de uma abordagem que vai além da escolha por uma faculdade. O momento do mercado atual  exige encontrar uma profissão que esteja adequada às características pessoais do jovem. Entretanto, como lidar com um mercado de trabalho onde surgem, constantemente, novas ocupações e as que existem se encontram em transformação? Hoje, as condições como a carreira profissional se dá, é muito diferente do que ocorria em outras gerações. Isso pode significar que a escolha não é apenas necessária num determinado momento da vida, mas em vários.Essas situações são abordadas por ocasião da orientação profissional,principalmente quando se pensa em qual projeto de vida se deseja trilhar.

Como é feito o pagamento?
O pagamento ocorre a cada sessão, sendo acertado entre cliente e terapeuta. É fornecido o recibo para reembolso no seu plano de saúde. Obs. A partir de 7 de junho de 2010 o número de sessões cobertas pelos planos de saúde passou de 12 por ano para 40. (ANS DIPRO n°25, RN 211). A Interclinic também oferece atendimento psicológico às pessoas que possuem convênios, porém através de reembolso. Será necessário consultar as condições contratuais de cada convênio ou seguro saúde.