sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Socorro Leite faz Orientação de Pais

Definição:  A Orientação de Pais é uma modalidade adicional ao de atendimento infantil que pode ocorrer de forma exclusiva ou complementar ao atendimento da criança. Esta orientação visa dar auxilio aos pais para compreender e lidar com as respostas emocionais dos filhos. As sessões de Orientação de Pais contribuem para o enfrentamento saudável dessas situações.Uma infância saudável pode resultar em um adulto íntegro e auto- confiante.

Objetivos: O objetivo é ajudar nosso cliente na resolução de dificuldades pontuais e específicas, através do uso de diversas técnicas psicológicas.  O trabalho do psicólogo com pais e filhos em grande parte do processo é ensinar aos pais sobre análise do comportamento, uma estratégia mais produtiva do que simplesmente apontar soluções. A Orientação de Pais é parte fundamental do processo, objetivando a compreensão das dificuldades que ocorrem na relação com a criança, enfocando-se a relação pais-filho e a forma como cada qual participa e desempenha seu papel nesse momento do desenvolvimento.

Metodologia: Ela é caracterizada por sessões nas quais o(s) responsável(is) pela criança participa(m) diretamente e discute(m) com o terapeuta estratégias de modificação do comportamento da criança. Procura-se entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Inclui entrevista(s) inicial(is) com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente.

Durante o acompanhamento terapêutico, são estabelecidos contatos periódicos com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, visando maior integração entre terapeuta,paciente e família. Para tanto, é necessária uma observação de como os pais se relacionam com a criança e, a partir daí, é feito um planejamento de ensino e intervenção.

A Orientação é eficaz?
Os resultados podem ser muito rápidos e duradouros. Sabendo que cada indivíduo responde de uma forma aos estímulos e ambiente em que vive, mesmo sendo educado pelo mesmo pai e pela mesma mãe, uma orientação adequada aos pais diante de respostas emocionais de seus filhos sejam crianças ou adolescentes, auxilia na construção de um indivíduo emocionalmente saudável.

Quanto tempo geralmente dura o tratamento?
Depende da natureza da preocupação, no entanto, somente após algumas consultas poderá ser traçada uma previsão.  Os resultados podem ser muito rápidos e duradouros. Uma boa relação familiar traz benefícios não só para as crianças, mas também para os pais. Em uma família harmônica, o tempo de convívio traz prazer e alívio da pressão do trabalho. As crianças, por sua vez, são beneficiadas a curto e a longo prazo.

Como é feito o pagamento?
O pagamento ocorre a cada sessão, sendo acertado entre cliente e terapeuta. É fornecido o recibo para reembolso no seu plano de saúde. Obs. A partir de 7 de junho de 2010 o número de sessões cobertas pelos planos de saúde passou de 12 por ano para 40. (ANS DIPRO n°25, RN 211).