sábado, 21 de janeiro de 2012

Socorro Leite faz Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico

Definição: A Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico é o conjunto de informações obtidas pelo psicólogo com ou sem a utilização de testes junto ao paciente e/ou familiares para esclarecimento e compreensão, o mais completa e profundamente possível das condições do paciente.

É realizada para identificação de distúrbios emocionais, problemas de conduta, condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescente e adultos, e destinada a subsidiar pais, escolas e profissionais da saúde que necessitem da atuação do psicólogo.

Objetivos: O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco ou não na psicopatologia (transtorno mental), criando condições para a compreensão da personalidade do paciente.O processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, de acordo com os motivos do encaminhamento.Dessa forma, utiliza-se de técnicas e testes psicológicos, tendo tempo delimitado  e número de sessões definido.

Público-Alvo: Crianças, adolescentes e adultos. A avaliação psicológica neste contexto envolve análise desde  problemas perceptuais, de atenção, concentração, dificuldades de leitura ou na fala, até a avaliação de problemas afetivo-emocionais e que apresentem retardo mental, demências, déficit de aprendizagem, déficit de atenção,hiperatividade.

Metodologia: Para desenvolver o  processo por completo seguem-se os passos abaixo:
1) Levantar as hipóteses iniciais de acordo com os motivos da consulta ou encaminhamento;
2) Elaboração de plano de avaliação;
3) Definição de instrumentos a serem utilizados e do número de sessões necessárias para o levantamento dos dados (qualitativos e quantitativos);
4) Coleta dos dados –Integrar os dados e informações coletadas;
5) Comunicar os resultados;
6) Entrega de relatório e encerramento do processo.

Quando é indicado o recurso da Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico?
Quando um profissional suspeita (hipótese) de alguma alteração da personalidade ou do funcionamento psicológico. Pode ser solicitado por profissionais da  área da saúde, instituições de ensino, poder Judiciário ou familiares.

Como é feito o pagamento?
O pagamento ocorre a cada sessão, sendo acertado entre cliente e terapeuta. É fornecido o recibo para reembolso no seu plano de saúde.Obs. A partir de 7 de junho de 2010 o número de sessões cobertas pelos planos de saúde passou de 12 por ano para 40. (ANS DIPRO n°25, RN 211).

 A Interclinic também oferece atendimento psicológico às pessoas que possuem convênios, porém através de reembolso. Será necessário consultar as condições contratuais de cada convênio ou seguro saúde.

Av. Brig. Luiz Antonio, 317 -  conj. 23/24 –Bela vista  - São Paulo/SP - CEP:01317-000
Telefone para Contato: 11 – 3101 8449 ou 5956-7266.
Email: contato@socorroleite.com.br
Site da empresa: www.consultrhservicos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário