sexta-feira, 13 de julho de 2012

Psicóloga Socorro Leite leva grupoterapia para 2ª Mostra Nacional

O trabalho "Grupoterapia – Uma Intervenção Clínica Na Elaboração  Do Luto Pela Vida", criado pela psicóloga Socorro Leite, de São Paulo, será um dos cinco mil trabalhos apresentados durante a Segunda Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. O evento, realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), está programado para acontecer entre os dias 20 e 22 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. Mais de 19 mil pessoas já confirmaram presença.

Segundo Socorro Leite, a 2ª Mostra é muito importante para a Psicologia no Brasil. “O evento vai possibilitar uma avaliação em relação à evolução da Psicologia e uma oportunidade de compartilharmos e aprendermos com as muitas práticas desenvolvidas por profissionais, estudantes, professores e pesquisadores em Psicologia no país. Será um momento oportuno para obter conhecimento sobre novas formas de trabalho e inovações da profissão.” , considera a psicóloga Socorro Leite.

A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia marca o ápice das comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Será um evento rico em experiências, trocas e intercâmbio entre psicólogas(os) e sociedade. Segundo Socorro, foi uma excelente idéia comemorarmos os 50 anos da profissão, apresentando para os próprios profissionais, estudantes e interessados o que temos feito. “Acredito que o evento é  muito importante para fazer essa troca de experiências, entendo que a Psicologia possui várias formas. Será um momento fantástico de aprendizagem, criatividade,interação com o meio acadêmico e o compartilhamento do exercício da profissão ”, revela a psicóloga Socorro Leite.

Com relação ao trabalho da elaboração do luto, as sessões obedecem a seguinte sequência: - Relato de casos pelos próprios participantes - Expressão de sentimentos - Busca de ressignificação para a situação gerada - Resgate da espontaneidade e criatividade na busca do autoconhecimento - Interação de julgamentos entre participantes e terapeuta - Utilização da técnica da “ cadeira vazia” - Representação de papéis - Dramatização de situações reveladas como uma história, texto ou reflexão. Só depois inicia-se  a discussão sobre o tema, intermediada pela psicóloga Socorro Leite e com  o auxílio de técnicas projetivas,atividades lúdicas,histórias e  as avaliações, que apontam melhora na motivação em relação ao tratamento e fortalecimento das relações interpessoais ao contar uma história em outros contextos sociais, inclusive na comunicação sobre os próprios sentimentos e experiências.

“Os resultados indicaram que  essa metodologia aplicada constituem um rico recurso terapêutico, pois a palavra e a arte são cheias de significados e facilitam a compreensão sobre temas delicados como lidar com as perdas, frustrações e os próprios limites”, define a psicóloga Socorro Leite.

A psicóloga Socorro Leite teve seu trabalho aceito para ser apresentado durante a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia - “Grupoterapia – Uma Intervenção Clínica Na Elaboração Do Luto Pela Vida", que acontecerá de 20 a 22 de setembro de 2012, no Anhembi - São Paulo. Será apresentado trabalho realizado por Socorro Leite que relata atividades desenvolvidas nos estágios de Psicologia Hospitalar e Psicologia Organizacional realizados em 2011, na cidade de São Paulo.

Quanto ao trabalho “ Programa Anti estresse no mercado digital” inscrito também para ser apresentado na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, posteriormente daremos maiores detalhes .


Interclinic – Socorro Leite
Av. Brig. Luiz Antonio, 317 -  conj. 23/24 –Bela vista  - São Paulo/SP - CEP:01317-000
Telefone para Contato: 11 – 3101 8449 ou 5956-7266.
Email: contato@socorroleite.com.br

Site Pessoal: www.socorroleite.com.br
Site da empresa: www.consultrhservicos.com