quarta-feira, 27 de junho de 2012

Psicologa Socorro Leite faz terapia infantil

A psicoterapia infantil é o tratamento dos problemas de saúde mental e emocional das crianças e pré-adolescentes. Nas sessões de psicoterapia infantil são utilizados recursos lúdicos como desenhos, estórias, jogos, para que a criança se sinta à vontade e expresse, através dessas atividades, seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Muitos desses comportamentos - problema podem estar relacionados à dificuldade da criança em lidar com situações adversas, como separação dos pais, nascimento de um irmão, mudança de escola, ter sofrido ou presenciado algum tipo de violência, entre muitas outras.


Definição:
É a aplicação de um processo psicoterapêutico para o atendimento infantil, onde a brincadeira é a ferramenta mais essencial. É no brincar com a criança, que o terapeuta consegue entender e analisar os obstáculos que impedem da criança de se comportar de forma adequada no âmbito familiar, escolar e social. É através de jogos, desenhos, atividades projetivas, modelagem e representações, que a criança exibe seu mundo interior, seus sonhos e suas frustrações.

Objetivos:

A Psicoterapia Infantil tem como objetivo principal identificar as causas geradoras dos problemas. O objetivo desta técnica é ajudar a criança a verbalizar através da fala, dos jogos ou dos desenhos, as suas dificuldades. Através das brincadeiras o terapeuta consegue fazer um esboço da verdadeira realidade da criança, podendo com isso, direcionar a atividade, com a finalidade de identificar as verdadeiras causas dos problemas apresentados pela criança.

Público-Alvo:

Crianças com dificuldades pessoais, de relacionamento familiar, sujeitas a Bullying na escola, e nos grupos sociais, dificuldades de aprendizagem ou com comportamentos agressivos,além de apresentarem dificuldades alimentares e com comportamentos considerados anormais. Muitos são os motivos que levam os pais a procurar psicoterapia para seus filhos: baixo rendimento escolar, agressividade, timidez, dificuldade de socialização, medos, hiperatividade, doenças físicas freqüentes, desobediência, etc.

Metodologia:

A Psicoterapia Infantil- ludoterapia é a metodologia terapêutica ocupacional que favorece a criança a expressar os seus conteúdos internos, proporciona o desenvolvimento nos seus aspectos criativos, expressivos, cognitivos e sociais. A psicoterapia infantil tem como instrumento principal, o uso da técnica Lúdica, desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras. Quando as condições se mostram favoráveis, a criança manifesta afetividade, entusiasmo e colaboração na realização das atividades, e o que é mais importante, ela terá vontade de voltar na semana seguinte. São realizadas sessões semanais, onde o ambiente seja agradável, asseado, com todos os recursos materiais necessários e principalmente, que o terapeuta consiga uma interação saudável com a criança.O sucesso da atividade também necessita da participação dos pais, em forma de suporte afetivo e de convivência familiar, pois consciente ou inconscientemente, os pais sempre estão envolvidos nos sintomas apresentados pelos filhos.

Quando deve ser utilizado o recurso da Psicoterapia Infantil ?

A Psicoterapia Infantil é aconselhada para auxiliar a criança nas suas dificuldades, pode ser feita em qualquer idade e em várias situações. A terapia infantil se torna indispensável, quando os pais recebem relatórios da escola. Dificuldades infantis também podem ser relatadas pelo pediatra, quando as crianças são levadas ao consultório para tratar sintomas relacionados com enjoo, dores de cabeça, que em muitos casos são reações provocadas pela instabilidade emocional, que interfere diretamente no orgânico. Durante a Psicoterapia Infantil-Ludoterapia será fundamental que os pais ou responsáveis participem ativamente do processo; o intuito é orientar e amenizar os seus temores frente à dificuldade da criança, promover reflexões a respeito dos seus sintomas, fortalecer os vínculos familiares, proporcionar bem estar e qualidade de vida para todo o contexto.

Quando ocorrem alterações no cotidiano da criança:
Alterações de endereço ou escola, separação de pais, doenças na família, dificuldade em elaborar perdas ou lutos, nascimento de um irmão (a), bullyng, etc.


Quando ocorrem dificuldades cognitivas:
Inibição no processo de aprendizagem, que muitas vezes resulta no fracasso escolar, diminuição da auto estima, introspecção, medo, culpa, TDAH, hiperatividade, dislexia, etc.

Quando ocorrem dificuldades sociais:
As crianças também podem apresentar problemas comportamentais como, por exemplo, compulsão alimentar, anorexia, bulimia, agressividade, impulsividade, dificuldade em conquistar e manter as relações interpessoais, adaptar-se a ambientes diferentes, controlar a frustração, obedecer a regras, etc.

Como é feito o pagamento?

O pagamento ocorre a cada sessão, sendo acertado entre cliente e terapeuta. É fornecido o recibo para reembolso no seu plano de saúde. Obs. A partir de 7 de junho de 2010 o número de sessões cobertas pelos planos de saúde passou de 12 por ano para 40. (ANS DIPRO n°25, RN 211)


Socorro Leite 
Av. Brig. Luiz Antonio, 317 -  conj. 23/24 –Bela vista  - São Paulo/SP - CEP:01317-000
Telefone para Contato: 11 – 3101 8449 ou 5956-7266.
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