terça-feira, 5 de junho de 2012

Psicologa Socorro Leite : Auto estima: Seja feliz do seu jeito!

Há momentos na vida em que precisamos parar e refletir . Enfrentar a vida com baixa auto-estima é viver sempre em desvantagem. Porque você negligencia suas habilidades e seu potencial subestimando a sua capacidade de mudar e crescer. As pessoas  estão descontentes, com auto-estima  baixa, vivem em busca da felicidade, onde sonham com metas  e desejos absurdos. Observo que essa situação é vivenciada por quase todas as gerações no momento. Para se ter uma idéia de que a realidade fica cada vez mais caótica, Michael Marmot, pesquisador do Centro Internacional para Saúde e Sociedade (Londres), em estudo publicado no British Medical Journal em 2003, diz que a falta de auto-estima pode até encurtar a vida do ser humano e revelou que 1/3 da população mundial sofre desse distúrbio.

Diante dessa situação de insatisfação, nos encontramos perdidos, sem sabermos como lidar com isso tudo. Algumas pessoas reclamam do corpo, que não atinge o  perfil feminino ideal divulgado pela mídia. Esse fato  pode levar as mulheres a se sentirem menos bonitas, pouco atraentes, inadequadas e extremamente insatisfeitas com seu próprio corpo,  tornando-se  adeptas de diversas formas de comportamento indesejável.  Uma pessoa com auto-estima baixa, ou seja, que não reconhece o próprio valor, estará cada vez mais buscando reconhecimento e aprovação, com uma necessidade quase compulsiva em agradar outras pessoas para ser valorizada, pois ela mesma não percebe o valor que possui. Ou seja, é uma pessoa insegura.

Para se ter uma auto-estima elevada, ser uma pessoa segura e principalmente se amar é importante o autoconhecimento. Porque cada um de nós, tem dois lados, um lado feio e um lado bonito. Nossa luta de cada dia é equilibrar essas duas bandas. Embora existam aqueles que  lutam para escapar das garras da banda feia.  Também é necessário cuidar da aparência física, para que se tenha prazer de olhar no espelho, saber valorizar nossas qualidades, deixando de superestimar os defeitos, aprender com as vivências experimentadas ao longo da vida. A maioira das pessoas raramente consegue sozinha  esse autoconhecimento,  pois é preciso se confrontar  com aspectos inconscientes, que só é possível através do processo terapêutico. Nesse caso o mais  indicado é a psicoterapia, pois quanto mais você se conhecer, mas consciência terá de seu próprio valor (auto-estima) e, em consequncia, terá mais confiança em si e o amor-próprio virá naturalmente.

Ah, como seria bom se voltássemos  a ter a percepção da vida  mais simples,verdadeira, e  com menos violência e sofrimento, onde a angústia de não ser respeitado, não seja  uma questão de exclusão, mas  sim, um motivo para  a busca de nossos direitos. Tudo o que temos é o que vivemos e nada mais. Até quando vamos viver  alimentados pela solidão interna da  terrível mudança no processo de desenvolvimento humano?  Devemos buscar a força para mudar o que podemos mudar, e a aceitação para o que não  pode ser alterado. Busque de forma real seus sonhos.Sem devaneios. A felicidade é construída. Através dessa reflexão espero estar incentivando você na busca de seu ideal de vida.  
 
Socorro Leite
Av. Brig. Luiz Antonio, 317 -  conj. 23/24 –Bela vista  - São Paulo/SP - CEP:01317-000
Telefone para Contato: 11 – 3101 8449 ou 5956-7266.
Email: contato@socorroleite.com.br
Site da empresa: www.consultrhservicos.com