sexta-feira, 22 de junho de 2012

Psicologa Socorro Leite : Exercício de respiração reduz nível de ansiedade

A ansiedade vem-se configurando como um dos grandes problemas de nossos tempos e está diretamente vinculada à forma como interpretamos as situações da vida. Diariamente somos bombardeados com imagens, sons e emoções que deixam o nosso sistema nervoso em marcha acelerada.

Hoje,  a ciência comprova que exercícios diários de respiração reduzem os níveis de ansiedade e ajudam no tratamento de uma série de doenças. Segundo dados do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, 25% da população tem, teve ou terá o transtorno de ansiedade – na proporção de três mulheres para um homem.  Os especialistas são unânimes em afirmar que somente os bebês realizam o processo de respiração de forma correta. Por isso é preciso reaprender a respirar e o primeiro passo é abandonar de vez o mau hábito de respirar pela boca.

Respirar é algo tão automático na nossa existência, que poucos imaginam o quanto este ato tão simples está relacionado à ansiedade. Quando alguém leva um susto, prende o ar. Se está com medo, inspira e expira com pressa. A respiração revela as alterações no organismo, seja fisiológica ou mentalmente. É o termômetro de nossas emoções. 

A respiração ansiosa é curta, concentra-se no peito. Por isso, mesmo no decorrer de uma crise de ansiedade é necessário que se procure uma respiração completa e profunda. Fazendo esta prática respiratória você vai fortalecer o seu corpo e acalmar a mente. 

Prática Respiratória

- Feche os olhos, relaxe o corpo, aquiete a mente.
- Respire naturalmente por alguns minutos.
- Inspire lentamente pelo nariz bem devagar. Faça com  que o ar passe pelo diafragma e estufe o abdômen, durante a inspiração.
- Prenda o ar no peito e ao mesmo tempo repita mentalmente 03 vezes o seu nome completo.
- Exale lentamente o ar pela boca, bem devagar. Faça com que o ar que você exala deixe o abdômen cada vez mais encolhido.
- Observe o ar entrando e saindo do corpo. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias, até que esteja totalmente tranquilo e com a mente esvaziada.

No instante em que você respira de forma adequada repetindo seu nome mentalmente, os pensamentos são eliminados com o ar expirado e você libera a tensão, o estresse, diminui a ansiedade, reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca elevada e fica relaxado. Esse novo ar que você inspira auxilia na percepção das coisas, na clareza da mente e no autoconhecimento, a pessoa fica mais tranquila e, consequentemente, mais serena e focada no aqui e agora.

Se não houver melhora, procure uma psicóloga para fazer uma avaliação mais detalhada do seu caso. Ela lhe ajudará a entender essa situação e vai sugerir o procedimento terapêutico mais adequado para o problema apresentado.

Av. Brig. Luiz Antonio, 317 -  conj. 23/24 –Bela vista  - São Paulo/SP - CEP:01317-000
Telefone para Contato: 11 – 3101 8449 ou 5956-7266.
Email: contato@socorroleite.com.br

Site Pessoal: www.socorroleite.com.br

Site da empresa: www.consultrhservicos.com