segunda-feira, 12 de março de 2012

Socorro Leite na Homenagem - 1ª festa do Bode de Uauá.

Uauá é um município brasileiro, do Estado da Bahia, cujo nome vem de origem Tupi e que significa Vaga-Lume. Certa vez, um português chamado Guilherme Costa procurava adquirir um terreno para instalar sua criação de gado, iniciando assim a fazenda que deu nome de Uauá, em virtude da quantidade de pirilampos existente nas margens do rio Vaza-Barris.Assim nasceu a fazenda que ao longo dos anos foi crescendo, começando como fazenda, passando para povoado, arraial, vila e atualmente município. Foi palco da primeira batalha da Guerra dos Canudos e foi trincheira de Lampião e seus  Cangaceiros.Todos esses eventos são historicamente marcados na memória do Brasil.

Uauá tem suas características próprias, com um clima semiárido, localizado nos grotões do sertão baiano e com uma economia movida pelo manejo da caprinovinocultura, o que a tornou  conhecida nacionalmente como a  “ Capital do Bode ”. Convido a todos para a “Primeira Festa do Bode de Uauá em São Paulo”, que será realizada no próximo dia 11 de março, no Rancho Leste de Itaquera (R. Lososuke Okaue, 383 A –Itaquera), resultado  de uma parceria do cantor Nininho de Uauá e do empresário Lilito, ambos de Uauá-BA.

Venha você que gosta de curtir música, cultura,pratos típicos com novidades na gastronomia nordestina e as delícias do bode de Uauá, como: buchada de bode, bode assado no rolete, pirão com abóbora, maxixe e quiabo, bode frito e ao molho. Além de muita comida, música e diversão, também terá bingo com sorteio de um bode de Uauá! Venham participar desse encontro, onde estarei presente para acolher  os artistas e conterrâneos que desejam mostrar à Sampa  todo o talento e  a força musical da festa,que  ficará por conta dos talentosos artistas da região, a saber: Alan Dias, Assis dos Teclados, Dedé Florêncio, Moleque Top, Rone Clécio, Nininho de Uauá e o artista de reconhecimento internacional, uma referência da música brasileira, o nosso querido Gereba.

Para Nininho, um dos criadores dos encontros de Uauá em São Paulo, que considero um nordestino forte,quero expressar o meu apoio e  minha admiração pelo seu trabalho em divulgar “a capital do bode”  assim como fez Euclides da Cunha quando descreveu em seu livro "Os Sertões" ao fazer referência a Uauá, como o ponto mais animado daquela parte do sertão por ocasião das suas feiras e festas.

Assim sendo, Nininho aparece ao lado de grandes nomes da música e da cultura brasileiras como Rolando Boldrin, Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré, que  como bons nordestinos que são,mostram sua força e determinação.Como  já dizia Euclides da Cunha nesse mesmo livro, “O nordestino, é antes de tudo um forte”.   Nininho de Uauá, é um nordestino forte, dedicado, humano,um artista talentoso  que criou “A Festa do Bode de Uauá em São Paulo”. Nininho de Uauá visita a Santa Cruz de Monte Santo - O Altar do Sertão Os romeiros chegam em ondas de fé, prontos para o calvário de 3 km de extensão e 500 metros de altitude. Alguns enfrentam as pedras com os pés descalços, para ampliar o sofrimento e agradecer os milagres e graças.

Socorro Leite
Av. Brig. Luiz Antonio, 317 -  conj. 23/24 –Bela vista  - São Paulo/SP - CEP:01317-000
Telefone para Contato: 11 – 3101 8449 ou 5956-7266.
Email: contato@socorroleite.com.br
Site da empresa: www.consultrhservicos.com