A psicoterapia ocupa hoje, um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões orgânicas, psíquicas e sociais, tendo a participação conjunta na produção da existência humana e de seus problemas.
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades que o sofrimento humano ocasiona, como acontece com os distúrbios psicossomáticos, transtornos psicopatológicos, dificuldades nas transições da vida, crises pessoais, crises de relacionamentos, crises profissionais, conflitos conjugais e familiares. A psicoterapia oferece ao paciente a oportunidade de compreender a relação interpessoal e mudar os padrões de vínculo que em sua maioria geram problemas vinculares que são fonte de incontáveis sofrimentos e doenças. A psicoterapia, em alguns casos, exerce a função de educar a vida de pessoas que se vêem inaptas para lidar com situações como crises conjugais, desemprego ou envelhecimentos.
Além desses recursos citados, a psicoterapia é um espaço especial ao crescimento pessoal, um lugar favorável para criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos, abrir novos canais de comunicação, de transformar padrões inadequados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um. Seus resultados demonstram um grande fortalecimento no processo de transformação de vidas. Pesquisas indicam que a psicoterapia diminui os índices de consumo de medicamentos e de internações hospitalares. A psicoterapia oferece tratamento econômico e compensador por prevenir e tratar problemas psicológicos que, quando não tratados adequadamente, podem trazer enormes prejuízos econômicos para as pessoas e seus familiares
De acordo com os objetivos os prazos de tratamento variam. Eles são relativos aos objetivos almejados. Há casos que requerem um trabalho terapêutico mais longo, geralmente os transtornos psicopatológicos mais graves, envolvendo traumas precoces, desorganização psicológica, problemas vinculares sérios, etc. Estes casos podem demandar anos de trabalho árduo, compensado por ajudas significativas que o trabalho psicológico pode trazer.Atualmente, é possível obter-se resultados bastante significativo em períodos curtos de 90 dias até 1 ano ( terapia de curta duração) embora em outros casos mais severos, os processos terapêuticos são mais demorados e não são encerrados em menos de 3 anos ( terapia de longa duração)
Quais os tipos de Psicoterapia?
Os principais tipos são:
- Psicoterapia individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos
- Psicoterapia em grupo
- Psicoterapia de casal
- Psicoterapia de família
- Atendimento emergencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário