quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Socorro Leite ensina como lidar com as emoções na pandemia



Segundo a especialista, a criatividade confiança  e a solidariedade são essenciais para sobreviver nesse período de quarentena. “O povo brasileiro é forte, criativo, tem espírito solidário e com certeza, vai saber lidar com essa realidade do seu jeito. Sairemos mais rápido dessa fase difícil que o mundo atravessa, se todos optarem pelo espírito colaborativo, solidário e confiante. Vamos atravessar a situação de risco em que vivemos com menos pânico, medos,angústia  e sofrimento”.

De acordo com a Psicoterapeuta Socorro Leite, temos que seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).”Fiquem em casa e sigam as recomendações da OMS para conter o pico da pandemia do Coronavírus. O isolamento é necessário, porém transitório. Se cada um fizer a sua parte, iremos ajudar a diminuir a contaminação de mais pessoas no Brasil, como também, reduzir o número de mortos no país inteiro”.

Socorro Leite revela que esse é o momento em que as pessoas devem desacelerar e refletir mais sobre sua vida.”Vamos aproveitar essa situação adversa, para fazermos uma auto reflexão nesse momento de pausa em nossa vida. Vamos diminuir o ritmo, mudar velhos hábitos, curtir mais,nem que seja a  distância nossa família e dedicar mais tempo a nossa mente para aliviar o isolamento social sem perder a conexão humana”.

Sugiro vivenciarmos mais o poder da fé, renovarmos nossas energias, fortalecermos nossas emoções e, assim, entendermos melhor essa situação adversa com mais consciência, tranqüilidade e, portanto, com menos medo. Não deixem o medo da contaminação, a incerteza do futuro e o isolamento social causar em vocês apatia ,medos, ansiedade e angústia. O momento exige muita calma, bom senso, empatia e responsabilidade”, finaliza a Psicoterapeuta Socorro Leite.

Pensando em auxiliar na prevenção e no equilíbrio da sua saúde emocional, a  Psicoterapeuta Socorro Leite separou algumas orientações a serem seguidas em tempos de pandemia.

01 – Faça exercícios de respiração

Coloque uma mão no abdômen e a outra no peito, mantendo os ombros eretos; respire profundamente pelo nariz, levando o ar até o diafragma (abdômen), segure o ar e depois expire pela boca bem devagar. Quando a pessoa sentir que sua mente está menos agitada, respirar lentamente, segurar o ar no peito e pensar mentalmente no seu nome completo, 3 vezes. Depois solte o ar devagar.

02 – Use e abuse da meditação no chuveiro 

Com  os olhos fechados, pés separados, braços relaxados, flexione o tronco em ângulo reto e deixe a água do chuveiro cair na nuca. Nesse momento relaxe o corpo e imagine a água do chuveiro lavando sua mente e visualize todos os pensamentos negativos, medos, culpa,tristeza  e a angústia  indo embora pelo ralo. 

03 – Crie um diário da quarentena. 

Todo dia escreva no papel ou no computador o que você está sentindo nesse momento. Anote também até 3 fatos positivos que você ficou sabendo ou que aconteceu com você. 

04 – Cultive seus laços de afeto

A OMS recomenda e eu apoio permanecer conectado com as pessoas por e-mail, redes sociais, videoconferência e telefone.  Aproveite os aplicativos de troca de mensagem para estreitar os laços de afeto com seus familiares e amigos,para aliviar o isolamento social.

Caso você não consiga lidar sozinho com a situação, a Psicoterapeuta Socorro Leite recomenda  procurar ajuda de um psicólogo para  orientar a você  suportar melhor essa quarentena.