quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Psicologa Socorro Leite - A energia do sol ajuda a combater a depressão

Se você não quer sair do sofá, levantar da sua caminha ou não fazer  atividade física, você pode estar sofrendo de depressão. De acordo com o Ministério da Saúde, 17 milhões de brasileiros são vítimas da depressão. Sem distinção de idade ou classe social, a depressão se transformou em uma das doenças mais constantes no cotidiano dos brasileiros.

A pessoa com depressão prefere ficar muito tempo num quarto escuro e fechado sem qualquer luminosidade, deixando de ter a percepção do espaço físico que lhe envolve. Quando o ser humano permanece na escuridão, no frio, a sensação geral de falta de calor e energia faz com que a tristeza se alastre, gerando em nossa mente sensações, pensamentos e sentimentos negativos e ás vezes até destrutivos. Curar a depressão significa sair da escuridão, e o primeiro passo rápido, prático, indolor e gratuito para combater a depressão: é tomar banho de sol.

Com 15 minutos diários de exposição ao sol, você já ativa a circulação sanguínea e estimula o sistema endócrino, favorecendo os processos metabólicos. Quando a luz solar atinge a sua pele seu próprio corpo produz inteiramente de graça a vitamina D, um poderoso “remédio” que ajuda a combater a depressão. O sol não é só uma fonte de luz e calor, mas também de energia e felicidade, ou seja, a exposição solar, na dose certa, pode ser saudável e um ótimo antidepressivo natural. Mais do que benefícios biológicos, o sol pode garantir sensações de bem-estar e prazer.

Não é por acaso que em países com baixo índice de luminosidade, a incidência de depressão e até de suicídio é alta. Isso não significa, no entanto, que você vai torrar embaixo dos raios ultravioletas, aumentando os riscos de câncer de pele, além do envelhecimento precoce. O correto é acordar cedo e aproveitar o sol da manhã, de preferência até as 10h30 ou depois das 16h e sempre com a proteção adequada para seu tipo de pele.

A verdade é que a falta de luminosidade induz estados emocionais mais inibidos. Através do sol conseguimos recarregar as baterias e ficamos mais dispostos e com muito mais energia para enfrentar e lidar as situações difíceis da vida. Isso acontece porque os raios ultravioletas reduzem os níveis do hormônio do sono, chamado melatonina. Essa substância provoca relaxamento corporal, cansaço, tristeza, insónia, irritabilidade, diminuição da memória e da criatividade, deficit de atenção, menor rentabilidade escolar e diminuição da imunidade.

Essa estratégia não substitui a ajuda de um profissional, mas é um complemento no tratamento terapêutico da depressão, sem contar que  vai ajudar você a se sentir melhor. Uma pessoa com depressão é alguém que desistu de viver, de lutar, de sonhar e principalmente deixou de acreditar em si mesmo.

Quem está efetivamente com depressão não tem condições de livrar-se dela sozinho, sem um tratamento adequado. A terapia vai ajudar a enfrentar e resolver os problemas, a reconhecer os padrões de comportamento repetitivo, rever a sua história de vida sob outro ângulo, lidar melhor com as crises existenciais, melhora o autoconhecimento e o amadurecimento pessoal. Caso você perceba em você essa realidade, busque orientação de um profissional que possa lhe ajudar, para que possa sentir-se melhor. Evite viver na escuridão para não se tornar um escravo da depressão! 

AGENDE AGORA SUA CONSULTA