terça-feira, 1 de março de 2016

Ansiedade

Ansiedade:
Ansiedade é um estado emocional normal. Existe uma diferença entre ansiedade normal e a ansiedade patológica. Uma em cada quatro pessoas se preocupa além da conta. A qualidade de vida está totalmente ligada ao desenvolvimento da ansiedade. Quanto mais tensa for a sua rotina, maior a probabilidade da ansiedade surgir. 

Ficar muito ansioso eleva risco de doenças e até mesmo infartos.  A ansiedade pode roubar a sua paz, prejudicar seus relacionamentos e levar embora a sua saúde.
A ansiedade é um pensamento, sensação persistente, algo que não dá espaço para mais nada. 

Quando a ansiedade se torna avassaladora, é hora de procurar ajuda de um profissional para retomar a sua rotina. Os transtornos de ansiedade se não tratados adequadamente podem evoluir para a depressão.

Sintomas:
- Tremor, taquicardia e medo excessivo.
- Palpitações e nervosismo.
- Sensação de aperto.
- Náuseas. 
- Preocupações exageradas. 
- Falta de ar.
- Pensamentos negativos.
- Tensão muscular
- Dores nas costas e na cabeça, gastrites, diarreias, colites, elevações passageiras da pressão arterial, cansaço após fases de inquietação ansiosa, taquicardias, falta de ar passageira, dificuldade em iniciar o sono noturno.

A Terapia: 
Através da terapia o paciente vai perceber que o seu sofrimento não é único, entender as causas de suas dificuldades, aprender a partilhar tristezas e alegrias, valorizar suas virtudes e entender seus limites, recomeçar com um novo nível de consciência. 

O tratamento vai promover também a reflexão interna, trabalhar mecanismos de defesa, reduzir a ansiedade e fortalecer a autoestima, buscar o crescimento emocional e aceitar a dificuldade e saber administrá-la.

Com a ajuda da terapia o paciente ampliará a sua consciência que tem de si mesmo, aprenderá a administrar a ansiedade, fortalecerá a sua auto estima e descobrirá como cuidar das emoções de uma forma saudável. 

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.